De Acordo Com Dados De Berman Jewish DataBank
O povo judeu é uma comunidade religiosa e cultural descendentes do povo hebreu e os antigos israelitas do levante. A religião constitui um possível porte de pertencimento ao público judeu, como essa de as tradições, práticas culturais, sociais e linguísticas.
Os judeus sofreram uma longa história de perseguição em diferentes lugares e sua população foi variando durante os séculos. De acordo com dados de Berman Jewish DataBank, em 2015, a população judaica atingiu os 14,3 milhões, representando cerca de 0,2% da população mundial. A maioria deles vive em Israel e nos Estados unidos.
- 1959 – “VI Bienal de São Paulo
- 1979: Paul Popenoe, biólogo norte-americano (n. 1888)
- o Ante a incerteza
- Prêmio de Melhor Ator – Abdelhamid Krim: As filhas de Mohamed
- Pois se você quer tomar conta da tua voz e não quer trasnochar… o Orvalho não é a melhor opção
- 1983: Zipporah’s daughter / Knave of Hearts (A filha de Zipporah)
- 1 Sucessão
- 17 Tudo o que vai, volta
de Acordo com pesquisas realizadas na Universidade Hebraica de Jerusalém, 96% dos judeus que vivem fora de Israel tende a concentrar-se em dez países, todos eles democráticos. O termo judeu (em hebraico יהודי—Yehudi) veio de Judá (יְהוּדָה—Yehúda, quarto filho do patriarca bíblico Jacó).
Em um sentido territorial, Judá (יְהוּדָה, isto é, Judéia) designava o Reino de Judá, entidade política que existia no levante, por volta de 1 mil anos antes de Cristo e até 70 depois de Cristo. Os habitantes do Reino de Judá, eram famosos como judeus, termo que depois foi ampliando-se até incluir a todos aqueles que emigraram a partir daí pra novas regiões e até mesmo foi aplicado logo em seguida a seus descendentes.
Em português, o termo judeu deriva do latim Iudaeus, que por sua vez vem da antiga língua judaico-aramea Y’hūdāi, correspondendo-se com o hebraico Yehudi (יְהוּדִי). Além do mais, Existe uma conexão etimológica entre incontáveis idiomas; por isso, a título de exemplo, Jude em alemão, juif em francês, jueu em catalão, Peter em inglês, xudeu em galego, chodigo em aragonês, jøde em dinamarquês, e zsidó em húngaro. Ao todo, existem bem como línguas em que os judeus são chamados de hebreus, igual ocorre em persa e grego (Εβραίοι), como essa de em italiano, romeno, russo e novas línguas eslavas. Um possível motivo do termo judeu é ‘Louva ao Eterno’.
Isso entretanto não significa que o termo Iehudi/Judeu tenha significado pejorativo nenhum caso de ser comparado com o seu antecessor, Ivri/Hebraico. Até o século XVIII, os vocábulos judeus e o judaísmo eram praticamente sinônimos. O povo judeu se considera a si mesmo um descendente de Judá, filho de Jacó, por tua vez, filho de Isaque, que era filho de Abraão.